quinta-feira, janeiro 31, 2013

Tendências e visão sobre a área de marketing no mundo

 
Saiu uma pesquisa recente pela Revista The EconomistThe Economist Intelligence Unit Limited 2012 - Outside looking in The CMO struggles to get in sync with the C-suite que foi resultado de uma pesquisa em diversos países sobre o papel e importância do CMO (Chief Marketing Officer) ou a pessoa senior responsável pelo marketing na empresa. Olhando sua função, contribuição e o que se deve esperar de alguém do marketing hoje e para os próximos 3 anos.

Alguns apontamentos são interessantes da pesquisa:
  • A função principal do marketing é "gerar lucro", depois "encontrar o consumidor"
  • Lá fora existe o profissional "Chief Customer Officer
  • "Brand Marketing" é uma das funções mais esperadas por um CMO para os próximos 3 anos. (aqui colocaria Marketing orietado pelo Branding)
  • Quem é a Voz do Consumidor na empresa? O pessoal de Vendas (Head de Vendas). Curioso né? Achei que o Marketing seria.
  • Uma das funções mais importantes é coletar Consumer Insights;
  • E-mail e Site são as ferramentas mais efetivas de engajamento. Só perdem para o Cara-a-cara
  • Mobile tá empatado com Call-Center em canal com maior efetividade 
  • Onde se espera investir mais? Em CRM. 
 







Curiosamente é uma pesquisa que se ligarmos as percepções no NRF 2013 deste ano nos EUA, pode parecer coerente.

Nenhum comentário: