terça-feira, fevereiro 03, 2009

O Comportamento Maçã Podre

Dentro da empresa que você trabalha existem pessoas negativas, chatas ou aquelas que sempre encontram um argumento negativo (ou estupidamente realista) para impedir novos projetos ou idéias surgirem? Pois é, este é um grande problema que pode ocorrer em qualquer ambiente de trabalho, seja na família, no colégio, com o parceiro(a), enfim, sempre vimos alguém assim em alguma categoria de nossas vidas.

Dr. Will Felps, da Rotterdam Business School pesquisou os tipos de pessoas crônicas que não contribuem para o ambiente e o sucesso. Publicando o estudo chamado: How, When, and Why Bad Apples Spoil the Barrel. [disponível aqui].

No estudo essas pessoas afetam mais de 30-40% da vida e do ambiente onde elas estão inseridas. Este estudo identificou três personalidades:

1.
O IDIOTA

Essa personalidade será rude e insultará comentário dirigidos aos outros. Criticarár as idéias dos outros sem oferecer uma alternativa para o problema.

2. O FROUXO
A atitude indiferente persiste dentro desta personalidade. Verbalmente ou não-verbal. Expressões como : "tanto faz" ou "quem se importa" são comuns.

3. O DEPRESSIVO PESSIMISTA
Esta pessoa irá queixar sobre como o projeto é descontente. E que não dará certo.

O mais importante em descobrir essas três personalidades é entender como elas reagem e procurar mudar este tipo de comportamento. Recomendo um trabalho junto a esta pessoa, procurando os motivos reais deste descontentamento. Um diálogo sempre é importante. Sempre será. Caso não, leia estas dicas de Bob Sutton um expert em motivação que já lançou diversos livros. Para conhecer mais sobre Bob Sutton Aqui. Parte deste texto traduzi daqui.

3 comentários:

Unknown disse...

Paulo, gostei do conteúdo do blog cara. Estou acompanhando eim. Valeu e parabéns!!!

Coach Wendell Carvalho disse...

Paulo, gostei do conteúdo do blog cara. Estou acompanhando eim. Valeu e parabéns!!! PS minha mãe tinha logado com o nome dela pois isso saiu Cleuza no outro post huauahauhauha abraços.

Anônimo disse...

Isso toda empresa tem, dificil conviver com as pessoas, as vezes me pergunto senão seria melhor me dar com animais...